segunda-feira, 10 de junho de 2013

Planejamento das aulas de Informática - 2° Bimestre



Implementadora: Josiane Miranda da Cruz
 
Cronograma de aulas: 1º ano
Programas utilizados: Tux Paint, Tux Type, Séries Gcompris e Childsplay e o Jogo Homem Batata.

Aula 1: Fazer um desenho sobre o tempo e escrever o seu nome.
Aula 2: Localizar e abrir  o jogo Tux Type com a ajuda da professora.
Aula 3: Localizar e abrir  o jogo Tux Type com independência e utilizá-lo  para auxiliar a digitação.
Aula 4: Localizar e abrir os jogos da Série Gcompris com independência . ( Neste dia serão utilizados os seguintes jogos de Matemática: Memória, Contagem de Itens e ligue os pontos)
Aula 5: Conhecer os jogos da Série Childsplay ( Memória - Letra bastão e Caça- Letras ( Packid) e exercício com o teclado)fazenda
Aula 6: Abrir com autonomia os jogos da Série Childsplay ( Memória - Figuras e numerais e Quebra cabeça)
Aula 7:Localizar e abrir o Jogo Homem Batata e conhecer o menu Área de Jogo.
Aula 8:Conhecer a função da tecla Print Screen na captura de tela do Homem Batata.


 
Cronograma de aulas: 2º ano
Programas utilizados: Tux Paint, Tux Type, Séries Gcompris e Childsplay e o Jogo Homem Batata.
   
Aula 1: Fazer um desenho sobre a Festa Junina e digitar o primeiro nome.
Aula 2: Localizar e abrir  o jogo Tux Paint e conhecer as funções Carimbar e ABC.
Aula 3: Localizar e abrir  o jogo Tux Type com independência e utilizá-lo para auxiliar a digitação.
Aula 4: Localizar e abrir os jogos da Série Gcompris com independência . ( Neste dia serão utilizados os seguintes jogos de Matemática: Memória de Adição,Mastigador de números iguais  e ligue os pontos)
Aula 5: Utilizar os jogos da Série Childsplay ( Memória - Letra bastão e Caça- Letras ( Packid) e exercício com o teclado).
Aula 6: Conhecer o editor de texto Writer e utilizar a tecla Shift na digitação do seu nome.
Aula 7:Localizar e abrir o Jogo Homem Batata e conhecer o menu Área de Jogo.
Aula 8:Conhecer a função da tecla Print Screen na captura de tela do Homem Batata.


Cronograma de aulas: 3º ano
Programas utilizados: Tux Type, Tux Math , Séries Gcompris e Childsplay e o Jogo Homem Batata

 
Aula 1: Fazer um desenho no Tux Paint sobre a festa Junina e digitar as comidas típicas da festa.
Aula 2: Localizar e abrir  o jogo Tux Math e jogar a fase de acordo com o nível de aprendizagem.
Aula 3: Localizar e abrir  o jogo Tux Type com independência e utilizá-lo auxiliar a digitação.
Aula 4:
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Desenhar a planta do quarto no Tux Paint.Localizar e abrir os jogos da Série Gcompris com independência . ( Neste dia serão utilizados os seguintes jogos de Língua Portuguesa: Letras e palavras Cadentes - Jogo da forca)
Aula 5: Utilizar os jogos da Série Childsplay ( Memória - Letra bastão e Caça- Letras ( Packid) e exercício com o teclado)
Aula 6: Abrir o editor de texto, digitar uma frase e salvar o arquivo no padrão correto.
Aula 7:Localizar e abrir o Jogo Homem Batata e conhecer o menu Área de Jogo e o menu salvar como figura.
Aula 8:Conhecer a função da tecla Print Screen na captura de tela do Homem Batata.

 
Cronograma de aulas: 4º ano
Programas utilizados: Séries Gcompris  Editor de Texto Writer , Impress e Scratch.

Aula 1: Criar um cardápio utilizando os recursos adquiridos do Impress
Aula 2: Formatar a atividade utilizando as ferramentas do Impress.
Aula 3: Digitar os textos para a mini gráfica sobre a cidade de Volta Redonda.
Aula 4: Concluir a atividade da aula anterior.
Aula 5: Formatar os textos para a edição do jornal.
Aula 6: Localizar e abrir com independência o jogo Tux Math e jogar as fases de acordo com o seu nível de aprendizagem.
Aula 7: Criar uma animação no Gcompris para aprender os conceitos básicos da Animação.
Aula 8: Conhecer a ferramenta de Programação Scratch.


Cronograma de aulas: 5º ano 
Programas utilizados: Audacity , Impress eEditor de Texto Writer

Aula 1: Criar um cardápio utilizando os recursos adquiridos do Impress
Aula 2: Concluir a atividade da semana anterior.
Aula 3: Digitar as letras das músicas criadas sobre o meio ambiente.
Aula 4: Organizar os materiais das pesquisas realizadas para o jornal
Aula 5: Formatar os textos para a edição do jornal.
Aula 6: Conhecer os recursos básicos do Editor de Áudio Audacity.
Aula 7: Gravar as músicas produzidas no Audacity.
Aula 8:Exportar o áudio e salvá-lo na extensão correta.



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